Kart: Emoção e adrenalina marcam a 5ª etapa do Estadual do Rio de Janeiro

As disputas foram intensas no Kartódromo Internacional de Volta Redonda

O campeonato está pegando fogo. Neste sábado, 16 de setembro, os pilotos que participaram da 5ª etapa do Campeonato Estadual de kart proporcionaram muitas emoções às equipes e para o público, com um excelente número de presentes. Vibração e gritos de incentivos foram registrados em todas as disputas, nas dependências do Kartódromo de Volta Redonda.

Com a antecipação da etapa para o sábado, os pilotos tiveram a parte da manhã para realizarem o warm-up, briefing e tomadas de tempos para então darem início às corridas, sendo que, cada prova, aconteceu em duas baterias.

A primeira competição da rodada foi entre os jovens, talentosos e velozes pilotos das categorias Cadete/Mirim, onde se destacou o piloto Fabio Nunes. Dono da pole, ele fez uma apresentação espetacular e venceu com convicção as duas baterias, o que o consagrou como o grande nome da rodada.

O nível da competição se manteve alto com disputas intensas entre os demais participantes. Gabriel Fernandes finalizou as duas provas em segundo lugar, Pietro Nalesso conseguiu a terceira e quarta colocações. Já Caio Paiva terminou em quarto e terceiro lugares, enquanto Marcelo Menezes, com muito esforço e talento, completou as duas baterias na quinta posição.

A melhor volta, nas duas baterias, foi de Fabio Nunes e, após a somatória total dos pontos, o resultado final ficou assim:
Mirim:
1º – Caio Paiva,
2º – Marcelo Menezes
Cadete:
1º – Fabio Nunes,
2º – Gabriel Fernandes,
3º – Pietro Nalesso

As outras corridas que levantaram a galera ficaram por conta dos pilotos das categorias Junior, Junior Menor e Novatos. Após os procedimentos, na parte da manhã, os pilotos foram para a pista em busca da pole position, que definiu o grid de largada e, ao final do tempo regulamentado, o piloto da Junior, Roberto Faria, cravou a melhor marca. Na categoria Novatos, Bruno Rocha fez o melhor tempo e, na Junior Menor, Fabrício Falcão se destacou carimbando mais uma pole.
As disputas entre esses pilotos na rodada foram de arrepiar. Após a largada, o pole geral Roberto Faria, abriu vantagem, deixando a rivalidade para os pilotos daNovatos e Junior Menor. A boa surpresa foi a estreia do jovem piloto, na Junior Maior, representante da cidade de Resende, Gabriel Diniz, que fez uma grande apresentação para um piloto que jamais tinha realizado uma disputa em competição de kart.

Pela Junior Menor, Fabrício Falcão também foi absoluto na categoria, com sua enorme capacidade e talento, conduziu seu kart sem correr riscos. Na Novatos, Brunno Rocha venceu a primeira bateria contra Jonatas Resende e João Victor Feres, o que deixou a disputa aberta para a segunda bateria, quando a temperatura foi a “300º”.
O então vencedor da primeira prova, Roberto Faria, da Junior, pilotava um kart que sobrava dos demais, no entanto, com uma manobra mais arriscada, subiu no kart de Jonatas Rezende, o que prejudicou ambos na prova. Faria, que obtinha a pole e uma boa pontuação, chegou à vitória da rodada, apesar de concluir a bateria na sétima colocação geral e em segundo lugar, na sua categoria.
A vitória nesta segunda prova, na categoria Junior, foi do estreante Gabriel Diniz, que finalizou na segunda posição geral. Na Novatos, a situação foi diferente, Jonatas Rezende, mesmo envolvido em um toque, conseguiu a recuperação rápida e, com extrema habilidade, conduziu seu kart à vitória na etapa, seguido por João Victor Feres, que fez grande apresentação. Bruno Rocha, com problemas, abandonou logo no início.
Já na Junior Menor, Fabrício Falcão foi o grande destaque. Firme em sua tocada, se livrou dos incidentes, assumiu a liderança e seguiu em sua trajetória até cruzar a linha de chegada. Na terceira posição geral e segundo na sua categoria, João Pedro Turi cruzou a linha final, com Douglas Teixeira na sexta colocação geral e terceira, na Junior Menor.
Roberto Faria registrou as melhores voltas nas duas provas e, após as disputas e somatória dos resultados, o quadro ficaram assim;
Junior:
1º – Roberto Faria,
2º – Gabriel Diniz
Novatos:
1º – Jonatas Rezende,
2º – Bruno Rocha,
3º – João Victor Feres
Junior Menor:
1º – Fabricio Fardim,
2º – João Pedro Turi,
3º – Brunno Rocha

Os outros pilotos a iniciarem suas disputas foramdas categorias F4 Super e F4I. As tomadas de tempos deram início às disputas com o jovem Sinder Bitto Neto,com a melhor marca pela F4 Super, e Jonas Gripp, na F4I.

No início da primeira bateria, Sindinho largou na frente, logo seguido por André Cupello e Mario Gozzo, com João Neto logo superando ainda nas primeiras voltas Mario Gozzo e Leonardo Amaral. O kart de Cupello apresentou problemas, obrigando a abandonar a disputa próximo do fim da corrida. Já Leonardo Amaral, com boa apresentação, e João Neto duelavam pela segunda posição, com Valdir Rodrigues na quarta colocação até o fim da disputa.

Já na F4I, o destaque ficava por conta de Claudio Romano, que superou seus adversários para levar seu kart à bandeirada final na frente, seguido por Daniel Penalva, Fabio Mendes Jonas Gripp, Alfredo Senna e Leo Alvarez, após diversas e boas trocas de posições. A melhor volta ficou com Sinder Bitton.

Na segunda bateria, o clima esquentou ainda mais, indo a “500º” graus. As disputas se desenvolviam muito abertas e os pilotos mais uma vez mostravam garra em busca dos melhores resultados, até que, ainda na primeira parte da disputa, João Neto e Sinder Bitton Neto se envolveram em uma disputa mais agressiva, ambos saindo da pista. Cada um saiu para um lado e, com isso, quem levou a pior foi Sindinho, que abandonou a prova.

André Cupello mais uma vez teve problemas com seu kart. Imparcial aos incidentes na prova, Guilherme Kaiuca, da F4I, seguia firme na frente até cruzar a linha de chegada em primeiro, seguido por Fabio Mendes, Jonas Gripp, Leo Alvarez e Daniel Penalva, enquanto João Neto que retonou à prova, cruzava em sexto, na geral, e primeiro, em sua categoria. Outros pilotos que tiveram dificuldades na disputa foram Valdir Rodrigues, Alfredo Senna, Leonardo Amaral.

Vale destacar a grande apresentação de Alfredo Senna, que liderou a disputa algumas voltas até abandonar a prova, com falhas em seu kart. Outras boas disputas protagonizaram Mendes, Gripp, Alvarez e Penalva, que demonstraram belas apresentações, com boas disputas e trocas de posições, sempre com garra e lealdade, mesmo após algumas reclamações.

Ao final da prova, a melhor volta foi registrada por André Cupello e uma penalização para João Neto. Com a somatória das duas baterias, os resultados finais ficaram assim:
F4 Super:
1º – João neto,
2º – Valdir Rodrigues,
3º – Sinder Bitton Neto,
4º – André Cupello,
5º – Leonardo Amaral,
6º – Mario Gozzo,

F4I:
1º – Fabio Mendes,
2º – Claudio Romano,
3º – Jonas Gripp,
4º – Daniel Penalva,
5º – Leo Alvarez,
6º – Guilherme kaiuca,
7º – Alfredo Sena

A disputa final ficou entre os pilotos de Indoor F13/ Light /Super, com a pole position, na Geral, para José Gonçalves, da F13. As disputas, já ao final da tarde, foram intensas entre os 11 pilotos na pista, com muitas trocas de posições e belas ultrapassagens, mesmo com alguns toques casuais de corrida de kart. A primeira bateria chegou ao fim com o piloto José Golçalves cruzando na frente, pela F13. Na Light, a vitória foi de Thomas Dantas, terceiro geral, com Leo Amaral cruzando na frente, na Super. A melhor volta foi de José Gonçalves.

Para a segunda bateria da rodada, novamente muitas disputas, mas, desta vez, quem levou o kart à vitória geral foi Thomas Dantas, da categoria Light. José Gonçalves, da F13, chegou em segundo geral, mas vencedor em sua categoria. Leo Amaral, desta vez, foi quem cruzou na frente, na Super, e quarto, na Geral. A melhor volta da prova foi de Fabio Mendes. A somatória das duas baterias resultou em:
F13:
1º – José Gonçalves,
2º – Fabio Mendes,
3º – Ylan,
4º – Leonardo Castro,
5º – Ignacio Seixas,
6º – Lucas Caramez,
7º – Vinicius Lobato
Light:
1º – Thomas Dantas,
2º – Guilherme kaiuca
Super:
1º – Leo Amaral,
2º – Bruno Zen

IMG 9060 ok 300x189 - Kart: Emoção e adrenalina marcam a 5ª etapa do Estadual do Rio de Janeiro
Texto e fotos: Luiz Pinheiro
Assessoria de Comunicação – Velocidade Total
velocidadetotal@globo.com
Tels.: (24) 99267-7485 – (24) 2237-6109
Apoio: Vitória Restaurante Choperia