KIKO PORTO E O BRASIL NO ALTO DO PÓDIO, NO MUNDIAL ACADEMY TROPHY

 

Um domingo histórico para o kartismo brasileiro. Depois de uma longa viagem de mais  9.000 quilômetros, do Recife até Alahärmä, a Finlândia, o piloto pernambucano Kiko Porto (Petromega / BF / Racing DNA / Élder Racing / Victória Racing / D2 Motorsport) garantiu o lugar mais alto do pódio, na 3ª e última etapa de 2017 do CIK FIA Academy Trophy, categoria escola criada pela Federação Internacional de Automobilismo. Além de ouvir o hino nacional hino nacional após vencer no Circuito Powerpark, Kiko deu um verdadeiro show no traçado finlandês vencendo duas as três provas classificatórias da etapa.

O piloto de Pernambuco entrou na pista no sábado (22/07) para o treino classificatório e garantiu a pole position para as três baterias que definiriam o grid de largada da final. Na bateria 1, Kiko venceu até com certa tranquilidade, colocado quase 3 segundos de vantagem para o marroquino Suleiman Zanfarim, o 2º colocado. Na bateria 2, o piloto do kart 525 também saiu na frente, mas muito pressionado caiu pra 5ª colocação, conseguiu se recuperar, fez duas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada em 3º, atrás apenas do sul-africano Jordan North e do espanhol Ruben Moya Lopez.

Neste domingo (23/07) a alegria foi completa para o piloto brasileiro. Logo pela manhã, na bateria 3, ele mais um a vez largou na frente e não teve maiores problemas para vencer com 1seg160 de vantagem para o sul-africano Jordan North. Na grande final 34 pilotos alinharam na tentativa de tirar de Kiko Porto a chance de vencer na pista Mika Salo. Largando na pole position ele chegou a sofrer pressão na curva 1, mas depois abriu um pequena vantagem, manteve o ritmo e não foi mais incomodado pelo adversários. O belga Xavier Handsaeme, que foi o campeão da temporada do Academy Trophy, chegou em 2º, seguido pelo holandês Tijmen van der Helm que terminou em 3º –  Estou muito feliz por essa vitória. Deu tudo certo pra nós neste fim de semana, graças a Deus. Quero agradecer muito a todos que me apoiaram para estar aqui, minha equipe e meu pai, que sempre está comigo. Obrigado a todos – disse Kiko Porto ainda no pódio do Circuito Powerpark.

Pela primeira vez, desde a criação do CIK FIA Academy Trophy em 2010, um piloto coloca o Brasil na 3ª posição, a melhor do nosso país, em uma temporada desta competição. Antes dele, Murilo Della Coletta terminou no 4º lugar em 2015 e em 2013, Pedro Piquet ficou na 7ª colocação.

d3305c15 69b2 4ef2 abf8 cd7b867d899c 300x221 - KIKO PORTO E O BRASIL NO ALTO DO PÓDIO, NO MUNDIAL ACADEMY TROPHY

Kiko Porto no alto do pódio em Alahärmä-FIN (foto: Divulgação/ CIK-FIA)

ffe3d060 a034 4f6f 8a3a 412151d1bd24 300x200 - KIKO PORTO E O BRASIL NO ALTO DO PÓDIO, NO MUNDIAL ACADEMY TROPHY

Kiko Porto comemorar a primeira vitória internacional na carreira (foto: Divulgação/CIK-FIA)

Acompanhe Kiko Porto nas Redes Sociais:

Facebook:
https://www.facebook.com/KikoPorto12/
Instagram
@kikoporto_12

KMCOM

@kmcomassessoria

Jornalista Responsável:

Kako Marques – MTB 1379

Fone: (83) 98757 8711

Foto: Divulgação/CIK-FIA